25.3.08

BANCOOP QUEBRA - não, não me interessa só a literatura

Há mais ou menos três anos, segundo pude apurar em pesquisas unicamente internéticas, a cooperativa habitacional do Sindicato dos Bancários de São Paulo, a BanCoop, deixa seus cooperados em polvorosa com atrasos na entrega de imóveis, paralisação de obras e cobranças extraordinárias de 'prestações', inclusive de cooperados cujos bens já haviam sido quitados. Bem, eu já participei de uma cooperativa e sei que é assim mesmo: não importa quanto tenhamos pago, se surgem dívidas devemos honrá-las, pois somos sócios, não meros consumidores, compradores ou seja lá o que for.

A questão é outra, antiga e conhecida destas paragens: caixa 2. O dinheiro foi parar nas contas da campanha presidencial de Lula em 2002 e da campanha de Marta pela prefeitura de São Paulo em 2004. Quem diz não sou eu, mas o Ministério Público e alguns subempreiteiros suas testemunhas, que afirmam terem sido obrigados (do que duvido) a lançar notas frias, superfaturando obras e entregando o dinheiro a pessoas ligadas ao PT (do que tenho certeza. Só pra constar, o fundador da BanCoop é ninguém menos que Ricardo Berzoini).

Mais coisa bonita: em 2004 (ano de eleição) a cooperativa habitacional amealhou R$43 milhões de fundos de pensão (da Petrobrás, da Caixa e do Banco Brasil) e já em 2005 apresentava uma dívida de R$100 milhões... Como assim?

Nada pode ser tão claro e patente: o PT não era trigo e deveria perder definitivamente a credibilidade ante seus eleitores mais assíduos - a classe média intelectualizada e os pobres. Eu, que fui criada em berço esplêndido de esquerda, acreditando na idoneidade do partido e do operário sindicalista, continuo chorando meu dream is over político. Contudo, após um partido e uma cooperativa, sei que a única coisa que nos pode salvar das rasteiras dos salafrários deste país é 'a eterna vigilância'.

p.s.: se o Lula disser que de nada sabia, não me surpreenderei: nessas horas, a melhor coisa é mesmo fingir de morto.

Marcadores: , , , ,

1 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Se a bancoop quebrou pergunte aos moradores do edificio da afonso celso vila mariana que tiveram seu nome no serasa e spc ,pois foram intimados judicialmente a pagarem suas dívidas!!Vai espertão vai nessa eu é que não quero ficar com meu nome sujo na praça...

3/6/08 15:23  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial